Aprendendo a fotografar

O que é White Balance?

White Balance ou Balanço de Brancos é um recurso na câmera digital para apresentar as cores certas nas imagens. Cores certas? Isso mesmo! Se a câmera está “enxergando” as cores de forma a mais próxima da realidade. Quando estiver fotografando e quiser saber se o balanço de brancos configurado na sua câmera está correto, observe se os objetos brancos da cena fotografada continuam brancos na imagem capturada.

Nossos olhos são muito bons em julgar o que é branco sob diferentes fontes de luz. Mas as câmeras digitais ajustadas no automático no White Balance podem criar um efeito azulado ou amarelado, por exemplo, se ela interpretar errado o tipo de luz. Por isso, é importante estudar a temperatura de cor de diferentes fontes de luz e aplicar a configuração certa para cada cena.

Em alguns casos, mesmo se a imagem for capturada com o balanço de brancos errado, você consegue consertar na pós-produção. Para isso, é fundamental que você esteja fotografando em RAW e não em JPEG. Se em todo caso, quando estiver tratando a foto e a cor estiver toda errada, a alternativa é transformá-la em P&B (se seu trabalho é um ensaio estará tudo certo!). Mas se for uma pauta para assessoria de imprensa, fotos sem cor não serão aceitas. E entregar fotos amareladas ou azuladas não é aceitável.

Referências: A Técnica Fotográfica: guia essencial. Coordenador roberto Araújo. São Paulo. Editora Europa, 2008.  http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/white-balance.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s