Aprendendo a fotografar

Dicas sobre cor na fotografia

Saber usar as cores para compor uma imagem é muito importante. Para isso, o fotógrafo deve ter clara qual a intenção de fotografar e conhecimentos técnicos sobre tons, luz natural, cores conflitantes e equilíbrio de branco.

Provavelmente, você já deve ter ouvido sobre cores quentes e frias. Mas o que seria isso? A luz consiste de um espectro de cores. Dependendo da hora do dia, esse espectro terá uma grande quantidade de tons amarelos e vermelhos, resultando na luz chamada de quente. Para aproveitar essa luz para fazer lindos retratos, por exemplo, você deve fotografar no final da tarde, a partir das 16 horas. 

Já imagens produzidas com flash ou em sombras, podem apresentar um tom com aspectos azulados, o que seria a cor considerada fria. Se você quiser uma luz mais neutra, você encontra no meio do dia. Não existe uma regra de qual tipo de luz é melhor. Você precisa definir qual é a intenção do seu trabalho, o que você quer apresentar. E a partir das suas respostas, fará a escolha: se por tons quentes ou frios.

Nas câmeras digitais, o modo Auto do White Balance (controle de brancos) é projetado  para ajustar diferentes cores em um tom neutro. Mas se sua intenção é fotografar o pôr-do-sol, descarte essa configuração para não perder o melhor da cor desse momento. O ideal é configurar a câmera com o White Balance certo para cada situação. Dessa forma, ao fotografar, você define o tom ideal da sua cena.

O contraste de cores pode ser usado para produzir boas fotografias. Tente criar imagens ousadas com cores diferentes. Mas tenha cuidado. Na natureza, encontrar as cores vermelha e verde juntas pode ser uma boa composição. Mas se for uma produção de moda ou um retrato de um bebê, as misturas de cores podem produzir imagens desagradáveis.

Para fotografar bem, o primeiro passo é ter boas referências. Então, veja muitas fotos, explore os trabalhos dos seus fotógrafos favoritos. Dessa forma, você também irá aprender muito!

Referência Bibliográfica: A Técnica Fotográfica: guia essencial. Coordenador roberto Araújo. São Paulo. Editora Europa, 2008.

Um comentário em “Dicas sobre cor na fotografia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s